top of page
Buscar

Pró-Dique nas Mídias:

  • Foto do escritor: Josue Passos
    Josue Passos
  • 27 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Pró-Dique Feitoria:

Reportagem do ABC vale do Sinos Sobre o Pró-Dique Feitoria

Publicado em: 20/06/2024 às 20h:08 Última atualização: 20/06/2024 às 20h:09


GT Pró Dique Feitoria Zona Leste reivindica melhorias à prefeitura de São Leopoldo

Grupo reúne líderes da comunidade dos bairros Feitoria, Imigrantes, Camélias São Geraldo e Independência


O GT Pró-Dique Feitoria Zona Leste reivindicou, em reunião na prefeitura de São Leopoldo nesta quinta-feira (20), a construção de diques e barragens para proteger essa região, devido às enchentes que assolaram a cidade de São Leopoldo e o Estado. O grupo é formado a partir de líderes da comunidade dos bairros da Grande Feitoria.


ree

Felipe Soares, um dos criadores e representante do grupo, explicou sobre a formação dessa equipe e falou sobre a reunião com a prefeitura. “Reunimos os representantes das comunidades atingidas pelas enchentes, e articulamos junto a prefeitura essa reunião. Viemos reivindicar as obras de reconstrução necessárias para cada região aqui representada, e vemos um saldo positivo desse encontro e torço para que sejam solucionados os problemas o mais rápido possível”, afirmou.


A reunião

A reunião foi coordenada pelo assessor especial do Gabinete do Prefeito, Nelson Spolaor, onde também foram abordadas questões de planejamento estratégico pós-enchentes (limpeza de casas, coleta de resíduos, tratamento de esgoto, planos habitacionais) e reconstrução dos sistemas de proteção de cheias da cidade.


“Nós estamos realizando um planejamento junto às entidades para a reconstrução da cidade em todas as áreas atingidas, e com a colaboração da sociedade, vamos construir um grande plano para a curto, médio e longo prazo elaborarmos as medidas necessárias”, disse Spolaor.


O Pró-Dique contou com o auxilio para marcar essa reunião da Secretaria Municipal de Orçamento Participativo, que acompanhou os trabalhos do grupo.


Processo de construção dos diques

Antonio Geske, diretor do Sistema de Proteção de Cheias da Secretaria Geral de Governo (SGG), explica a complexidade da reconstrução dos diques e das obras necessárias. “Nós precisamos realizar um estudo de desassoreamento dos cursos da água, temos agora o auxilio do IPH da UFRGS que nos dirá precisamente o que terá que ser feito com relação aos diques. Isso será um longo processo, fizemos obras de maneira emergencial, e agora precisamos fazer esse aprofundamento”, explicou Geske.

Fonte:




Reportagem do Jornal vale do Sinos

Por Éder Kurz 30 de julho de 2024


Movimento Pró-dique Feitoria tem reunião de planejamento e ações contra enchentes



ree

O Movimento Pró-dique Feitoria e a Associação dos Empresários e Profissionais Liberais do Bairro Feitoria (Assemplife), em São Leopoldo, realizam reunião de planejamento e ações de defesa contra enchentes e alagamentos. O encontro ocorre nesta quarta-feira (31) de Julho de 2024, a partir das 19h, na sede da entidade (Avenida Feitoria, 4738), e toda comunidade está convidada a participar.


Segundo o presidente da Assemplife, Vagner Machado, a entidade foi convidada a fazer parte do grupo Pró-dique para dar mais força ao movimento.


“Esse grupo foi criado em busca não só, apesar do nome, de melhorias e de construção dos diques, mas também de desassoreamento. Colocar em pauta a discussão dos desassoreamentos, dos diques, habitação, saúde de todos os afetados, inicialmente da Zona Leste. Mas, hoje, em razão da criação desse grupo e de ele estar fortemente empenhado na busca dos direitos da Zona Leste, os demais bairros, como Vicentina, Scharlau e Campinas, estão criando o mesmo movimento”, diz.


A ideia do encontro é colocar a população em geral a par dos avanços do movimento. “Vamos também aproveitar para coletar a assinatura de um abaixo-assinado que nós estamos fazendo para trazer mais força ao movimento e apresentar isso junto ao poder Executivo”, frisa Machado.


fonte:






Pró-Dique Vicentina:



REPORTAGEM BERLINDA NEWS

Publicado em: 11/09/2024

Por Larissa Brito

Moradores de São Leopoldo cobram ações sobre os diques através do movimento Pró-Dique

ree

A preocupação com a segurança dos diques de São Leopoldo cresceu significativamente após a enchente devastadora que atingiu a cidade. Diante desse cenário, moradores de diversos bairros se uniram para exigir transparência e fiscalizar as ações públicas voltadas à manutenção dos diques e sistemas de contenção de cheias, resultando na criação do movimento Pró-Dique.

Na tarde desta quarta-feira (11), representantes do movimento participaram do programa Berlinda em Foco, transmitido pela Rádio Berlinda. Gilson Tibiraça, representando os moradores do bairro Vicentina, e Franklin Bueno, do bairro Campina, discutiram as preocupações da população e os próximos passos do grupo.


Segundo Tibiraça, a busca por informações claras é essencial para tranquilizar a população. “Depois do que aconteceu, muitas pessoas estão traumatizadas, sem conseguir dormir. Precisamos saber o que está sendo feito para que todos possam se preparar”, afirmou.


Bueno destacou que as lideranças estão aproveitando o momento para se aprofundar no tema e buscar conhecimento técnico. “Vamos onde for possível para ouvir e entender os projetos, nos apropriarmos da pauta e fiscalizar.

Queremos saber quais são os cronogramas e as obras previstas para melhorar a segurança da cidade”, explicou.


Funcionamento das casas de bombas

Outro ponto crítico abordado no programa foi o funcionamento das casas de bombas, essenciais para o controle das águas. O diretor-geral do Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), Maurício Miorin, detalhou a situação das bombas instaladas na cidade. Segundo Miorin, na casa de bombas da João Corrêa, cinco estão prontas para operar, se necessário. No bairro Campina, duas bombas estão em funcionamento, e mais duas estão em fase de instalação. Na Cerquinha, há duas bombas, uma fixa e outra móvel, aptas para uso. Já no ginásio e na rodoviária, duas e uma bomba, respectivamente, estão prontas para entrar em operação.

O movimento Pró-Dique surge como uma resposta da população, que busca não apenas a fiscalização das obras, mas também informações transparentes sobre as medidas adotadas pelas autoridades para prevenir novos desastres





fonte:




 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Cursos Gratuitos para Educadores

Curso Gratuito Online: Museologia https://www.cursosgratisonline.com.br/outras-areas/musiologia?gad_source=1&gad_campaignid=20623745255&gbraid=0AAAAADinO6dlwFm23n73Hd9gtprGnfrcH&gclid=Cj0KCQiA_8TJBhDN

 
 
 

Comentários


bottom of page