EDUCAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA NO PRÓ-DIQUE SÃO LEOPOLDO.
- Josue Passos
- 9 de jan.
- 2 min de leitura
Os Eixos de atuação do Pró-Dique e seus Educadores Sociais.

Josué Passos da Silva (Josué Passos Silva) é presidente do Pró-Dique, licenciado em História e educador social. Atuou como educador por meio de processo seletivo na Prefeitura de São Leopoldo, no programa Pró-Jovem Adolescente, entre 2011 e 2012.
Essa caminhada nos movimentos sociais e o trabalho desenvolvido junto ao CRAS Leste, com crianças e adolescentes, entre 2011 e 2012, fortaleceram sua atuação comunitária e seu compromisso com a educação social.
Sabendo da importância de formar novas lideranças e educadores populares, no final de 2024 e durante todo o ano de 2025, Josué trabalhou junto ao grupo de lideranças dos Pró-Diques, contribuindo na autoformação e capacitando-os para a educação social e popular dentro das comunidades.
Assim, cada educador formado pôde somar seus conhecimentos de vida, de território e de luta às técnicas pedagógicas aprendidas, fortalecendo o trabalho coletivo e comunitário do Pró-Dique.
Eixos de Formação e atuação:
O Movimento Pró-Dique é uma iniciativa comunitária e socioambiental dedicada à defesa do Projeto de criação do dique Feitoria e Dique Camélias, à prevenção de enchentes e alagamentos e à proteção da vida e do território, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.
Atua de forma participativa, solidária e autônoma, promovendo a mobilização comunitária, o diálogo com o poder público e a construção coletiva de soluções.
Sua atuação está organizada nos seguintes eixos:
Segurança Comunitária:
é uma iniciativa local e participativa que busca prevenir a violência e aumentar a sensação de segurança nos bairros por meio da organização da comunidade, da articulação com o poder público e da promoção de cidadania.
Objetivos principais
Reduzir situações de risco e violência
Prevenir crimes e conflitos comunitários
Fortalecer a organização dos moradores
Criar canais diretos de comunicação com os órgãos públicos
Promover uma cultura de cuidado, prevenção e solidariedade;
Ações comuns do projeto
Grupos de Segurança Comunitária (vizinhança organizada)
Reuniões periódicas com moradores e forças de segurança;
Mapeamento de pontos de risco (iluminação precária, áreas abandonadas, alagamentos);
Orientações sobre prevenção a furtos, golpes e violência doméstica;
Criação de redes de comunicação (WhatsApp, comissões locais);
Ações educativas com jovens e famílias;
Integração com projetos sociais, ambientais e de saúde;
Defesa do Dique e Segurança Hídrica: monitoramento, mobilização social e cobrança popular por manutenção, recuperação e fortalecimento do sistema de proteção contra cheias.
Meio Ambiente e Sustentabilidade: educação ambiental, gestão de resíduos, proteção dos recursos hídricos e incentivo a práticas sustentáveis no território.
Saúde: promoção da saúde integral da comunidade, com ações de prevenção, orientação e cuidado coletivo, atenção aos impactos das enchentes, encaminhamento para a rede pública de saúde quando notada a necessidade, realização de grupos de Terapia Comunitária Integrativa, e valorização dos saberes tradicionais, especialmente o uso de plantas medicinais, bem como de práticas integrativas e complementares de cuidado.
Direitos Humanos da Mulher e Justiça Social: defesa do direito à moradia
digna, à segurança, à informação e à participação popular nas decisões
que afetam a comunidade.

Educação, Cultura e Comunicação Popular: formação cidadã, valorização da cultura local e fortalecimento da comunicação comunitária como ferramenta de informação e mobilização.
Organização e Política Comunitária: fortalecimento da participação social, articulação em redes e diálogo institucional para a construção e cobrança de políticas públicas eficazes.








































Comentários