Atualização São Leopoldo: Ações em Rede Pró-Dique
- Josue Passos
- 21 de jun.
- 3 min de leitura
📍 Atualização – Pró-Dique Camélias, São Leopoldo
🗓️ 21 de junho de 2025 – 11h00
☀️ Tempo bom | 🌊 Nível do Rio dos Sinos em elevação

As líderes comunitárias Silvia e Maria Gorete, do coletivo Pró-Dique Camélias, Moradoras do local, seguem monitorando de perto a subida do Rio dos Sinos na camálias.
A água já transbordou a calha do banhado e alcança a calçada da rua próxima à área alagadiça. No entanto, o restante da via permanece seco e em condições seguras.


A vigilância segue constante. Acompanhe os canais do Pró-Dique para novas atualizações.
Pró-Feitoria:
Gilmar Gulart Pinto Educador Cultural e Tradicionalista Líder do Pró-Dique Feitoria e Assessor de Marketing da Assemplife.
Contínua o Trabalho de Visita aos Locais Ribeirinhos e monitoramento das águas;
Josué Passos Educador Social, Presidente do Pró-Dique São Leopoldo, mesmo trabalhando na escala 6x1 está atento as redes e e intermediando as ações do Pró-Dique nos Diveros bairros de São Leopoldo Junto as autoridades locais, atuando diretamente em seus horários de folga em tudo que é necessário aos Pró-Diques locais de cada Bairro.
Pró-Dique Vicentina:
Gilson Tiriça Vice Presidente do Pró-Dique São Leopoldo e Oldair Luz ambos Líderes do Pró-Dique Vicentina contínuam sua ação junto as autoridades para o pronto atendimento de todas as situações dos Bairros.
Pró-Dique Mulher:
As Líderes Alda Dagoberto, está mais uma vez fazendo seu trabalho de parceria com as igrejas de ONGS para buca e distribução caso necessário de doações roupas de frio e mantimentos para o atendimento das Mulheres e suas famílias em caso de necessidade.
Raquel Ferraz, Assesora de Vereador colocou seu gabinete em alerta na defesa das Mulheres Ribeirinhas e suas famílias, disponíbilizando aos Canais de comunicação e visitando as comunidades.
Noticia no Berlinda News: Dispinível em <https://www.instagram.com/p/DLKwx6vAgYu/>
(Sábado 21/06/2025) Uma família de venezuelanos é a primeira a ser evacuada de casa em São Leopoldo, em razão das fortes chuvas que elevaram o nível do Rio do Sinos durante esta semana. Se trata de marido, esposa e três filhos – sendo um destes um bebê de apenas 20 dias de vida. Eles residiam no bairro Feitoria e foram levados para um abrigo da ONG Grupo de Coração da Galera do Bem, no bairro Santos Dumont.
Até o momento, as águas do rio invadiram as ruas da Praia, das Camélias (até o nº 600) e segue represada em um beco da Carlos Bier, na localidade de São Geraldo, na grande Feitoria Nova. Os venezuelanos residiam em uma zona ribeirinha na Feitoria Nova e tinham a intenção de ir buscar abrigo na casa de parentes, também na Feitora. Mas por uma decisão conjunta com a Defesa Civil municipal, se optou por alocá-los no abrigo por oferecer condições mais adequados para recebê-los.
Secretária traz atualizações:
A secretária da Assistência Social e primeira-dama, Simone Dutra, esteve no local e trouxe mais atualizações sobre a situação dos venezuelanos, a aproveitou para tratar de outras questões relacionadas ao trabalho da Defesa Civil frente às inundações.
Sobre a família, Simone relata se tratar de refugiados políticos, que vieram ao Brasil buscar acolhimento e melhores condições de vida. “E casualmente a nossa secretaria também cuida dos migrantes na cidade e, recentemente, tivemos o aporte financeiro do governo do Estado e Federal via MDS, no valor de R$ 600 mil a serem destinados a essa famílias venezuelanas. Então temos todo suporte necessário com acompanhamento médico e psicológico para atende-los”, informou Simone.
#PróDique # Assemplife#Camélias #SãoLeopoldo #MonitoramentoRioDosSinos #DefesaCivil #AlertaComunitário #Cheia2025
Comentários